O Employer Branding vai muito além de oferecer benefícios ao colaborador.

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Ele é a somatória de ações que envolvem desde o processo de contratação até a retenção dos talentos.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Customer Success, ou Sucesso do Cliente.

Segundo o pai do Customer Success, Lincoln Murphy: “Customer Success é quando seus clientes atingem os resultados almejados através de interações com a sua empresa.”

Agora imagine esse conceito aplicado aos colaboradores.

O conceito de Employer Branding surgiu em 1990 quando Simon Barrow, chairman do People in Business, utilizou em uma conferência a expressão Employer Branding.

Nascia assim a “Era da marca empregadora”, que foi quando as empresas começaram a se dar conta de que além de se preocupar com sua Marca Comercial, precisariam também criar valor para a Marca Empregadora.

Foi após os anos 90, com taxas maiores de empregabilidade, que os profissionais passaram a escolher as empresas para as quais queriam trabalhar, passando a considerar não apenas o salário como peça fundamental dessa escolha, mas também quesitos como oportunidades de carreira, benefícios, ambiente, recomendações de outros funcionários, entre outros. 

Surgia assim, a necessidade de desenvolver de maneira estratégica, a atração de candidatos qualificados, e foi quando o Marketing tornou-se aliado definitivo do Recursos Humanos.

Mas afinal, como construir o Employer Branding na sua empresa?

O Employer Branding — ou marca de empregador, em tradução livre — é um conjunto de processos e ações realizados pela empresa para promover a sua imagem no mercado como uma boa empresa para se trabalhar.

Com o casamento entre Marketing e Recursos Humanos, começaram a surgir as estratégias para atração de candidatos, e o termo EVP – Employee Value Proposition ou Proposta de Valor do Empregador passou a ser considerado pelos que passaram a negociar na ‘bolsa de valores humanos’ das empresas.

O Employee Value Proposition  nada mais então do que a soma de todos os benefícios que uma empresa dispõe a oferecer aos profissionais de seu time: flexibilização da carga horária, plano de carreira, remuneração competitiva e ambiente de trabalho agradável, entre outros, compõem esse grupo de vantagens que serve não apenas para atrair os melhores talentos, como para fazer com que permaneçam na organização que escolheram.

Mas a estratégia do Employer Brand não se consolida da noite para o dia.

É um projeto de longo prazo.Para que a implementação seja bem-sucedida, é preciso definir — e compreender bem — os valores que sustentam aquela marca ou negócio.

Por isso ela é tão similar ao que as empresas já vêm fazendo junto aos seus clientes, que foi quando  percebeu-se que é muito mais barato gerar valor e fidelizá-los do que investir cada vez mais em vendas.

Na Era da Experiência não é somente sobre encantar o cliente, mas torna-se necessário encantar o colaborador

Hoje o Employer Branding não se restringe apenas na atração de candidatos, mas principalmente na retenção de colaboradores. 

Atração de Talentos, Recrutamento e Seleção, Departamento Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, Performance, People Analytics, Comunicação Interna, Cultura Organizacional, Comunicação Institucional, Benefícios e, claro, Marketing: são algumas das áreas que envolvem toda a jornada do candidato e, posteriormente do colaborador. 

E não é mais aceitável que, após todos os esforços empregados para contratar um profissional, que este não tenha uma boa experiência entre o que lhe foi “vendido” e a realidade empresarial no dia a dia.

Durante esse processo, a comunicação passa a ter um papel essencial, utilizando o EVP para alinhar as expectativas do colaborador às da empresa.

Não basta mais atrair o melhor candidato, mas é fundamental manter a boa experiência dele no processo seletivo e durante toda a sua rotina da empresa.

Neste sentido, durante a jornada do colaborador surge, então, um outro conceito: o Employee Experience.

Já é hora das empresas levarem em consideração que Employer Branding é tudo sobre pessoas e tudo sobre experiências

It´s all about people. It´s all about experience. – Suzie Clavery

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