LinkedIn: Construa seu perfil campeão

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Bruno Lacerda

Quando falamos de LinkedIn qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Se você respondeu uma rede social de busca de empregos saiba que está enganado. Mas não se preocupe, você faz parte de uma grande parcela que acredita – e não irá mais – que o LinkedIn é exclusivamente um site de currículos online. 

Antes de adentrarmos nas características e possibilidades da rede, vamos falar do LinkedIn em números. 

Mais de 673 milhões de usuários ativos no mundo;

No Brasil, somos mais de 41 milhões, o 4°maior do mundo;

Mais de 30 milhões de empresas cadastradas.

Presente em mais de 200 países;

70% de todas as visitas são feitas através do mobile;

81% de profissionais de Marketing B2B lançam novos produtos no LinkedIn;

Mais de 45% dos usuários no Brasil já são mulheres.

O LinkedIn é um site de rede social profissional, não um quadro de empregos. É a maior rede de networking entre os profissionais, uma oportunidade viável e eficiente de trabalhar a sua presença online de forma estratégica, seja na construção da sua marca pessoal, na busca pela recolocação profissional ou mesmo na geração de negócios. 

Sim! O LinkedIn é uma poderosa ferramenta de business. 

Não necessariamente nesta ordem, mas o LinkedIn possui 5 características específicas:

– Mídia de conteúdo, publicação.

As suas publicações no formato artigos longos, sempre estão em destaque.

– Conectar com outros profissionais para geração de negócios, e criar relacionamento (networking).

Lembra-se dos números? 81% de profissionais de Marketing B2B, lançam novos produtos no LinkedIn.

– Encontrar oportunidades de trabalho.

Ufa! LinkedIn também é uma rede de busca por empregos.

– Conectar com marcas e empresas.

As Linkedln Pages tem um papel importante dentro da rede.

– Oferecer capacitação profissional.

A aquisição do Lynda.com e aplicativos com o FGV Finder falam por si só. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características que vão além de um simples site de empregos, chegou a hora de fazer a gestão da sua marca profissional. Assim como as empresas, também é fundamental trabalharmos a nossa marca, fazer a gestão do nosso perfil, estratégia esta conhecida como Personal Branding. 

Marca pessoal é a percepção que as outras pessoas têm sobre você. Já o marketing pessoal são as ferramentas e estratégias que você utiliza para vender a sua imagem, que irá gerar o seu posicionamento, ou seja, sua marca pessoal. Toda essa gestão e construção da sua marca é o Personal Branding. 

O LinkedIn possibilita a edificação dessa sua marca como uma poderosa ferramenta de marketing pessoal. Mostra que é possível qualquer pessoa criar e fortalecer a sua marca, torna-se único em um mercado extremamente competitivo, ter um perfil de destaque. Basta saber como utilizá-lo. 

Falando em perfil de destaque, algumas características são desejáveis e podem fazer a diferença. Mantenha uma boa aparência, tenha bom senso, maturidade, postura, credibilidade, expertise e responsabilidade, seja ético e humilde.

Quer realmente se destacar e ter um perfil campeão com grande visibilidade no LinkedIn? Siga essas 10 dicas:

Mantenha o perfil atualizado;

Utilize uma boa foto de perfil;

Escolha uma boa imagem de capa;

Faça um bom resumo;

Defina o seu título profissional;

Seja objetivo na experiência profissional;

Personalize a URL do perfil;

Solicite recomendações;

Siga empresas e participe de grupos;

Se apresente e personalize o convite de novas conexões.

Além do seu perfil pessoal, o LinkedIn também nos possibilita alcançar resultados através da já citada Company Page. Listo 5 motivos para começar hoje mesmo:

Propicia o gerenciamento de anúncios, 

Ajuda capturar insights, 

Obtêm diversos dados importantes sobre seu target

Aproxima a empresa do seu público apresentando seus produtos de forma direta e dinâmica,

Aumenta o desempenho de tráfego e SEO.

Para finalizar deixo uma mensagem do co-fundador e chairman do LinkedIn, Reid Hoffman:

“No futuro o guardião do emprego de uma pessoa não será mais o seu empregador, mas sim a sua rede de contatos.”

Quer saber mais sobre LinkedIn? Converse direto com o Bruno, acompanhe os conteúdos, cursos e workshops:

https://api.whatsapp.com/send?phone=553184520311&text=&source=&data=

INSTAGRAN: @brunodelacerda

LinkedIn: Bruno de Lacerda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *