Liderança Comunicacional: como melhorar a sua performance comunicativa

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Resolução de problemas complexos, inteligência emocional, pensamento crítico e criatividade são apenas algumas das competências que as empresas buscam nos profissionais. 

Mas o que essas habilidades possuem em comum?

A comunicação é uma competência transversal a todas elas.

Se a comunicação já foi um diferencial, hoje com múltiplos canais e formas de transmitir mensagens proporcionados pela tecnologia, estabelecer uma comunicação consistente e assertiva não é só fator de crescimento das empresas, mas, primeiramente, de sua sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo.

Um gestor que não se comunica bem não conseguirá exercer uma boa liderança. 

Além disso, já imaginou uma negociação acontecer sem antes existir uma boa troca de informações? 

Por isso, mais do que se comunicar, é importante ter uma comunicação clara e objetiva.

Uma boa comunicação precisa gerar esclarecimento e conexão entre os envolvidos. 

Confira algumas dicas para uma comunicação eficaz: 

Clareza é tudo

Para transmitir a mensagem com clareza, é essencial ter em mente:

  • Para quem você vai falar
  • Qual sua autoridade no assunto falado
  • Quanto tempo você tem de apresentação
  • O que deseja passar para os espectadores
  • Qual o objetivo você tem com tudo isso

Pergunte sem medo

Está com alguma dúvida?

Não entendeu alguma informação?

Dúvidas não esclarecidas podem gerar problemas futuros e atrapalhar ainda mais a comunicação dentro da empresa. 

Seja um bom ouvinte

Como as outras pessoas enxergam você e a forma que você se comunica? Para se comunicar bem também é necessário ser um bom ouvinte. 

Além disso, preste atenção na linguagem não-verbal (postura, direção do olhar, tom de voz e gestual).

Observe o ambiente ao seu redor

A observação também faz parte da comunicação.

A identidade visual da empresa, a decoração, o linguajar da organização e o modo como as pessoas se vestem dizem muito sobre a cultura e o estilo da empresa.

Não existe liderança sem comunicação.

Peter Drucker afirma que “setenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação” e, muitos destes problemas se devem aos líderes que possuem uma comunicação ineficaz.

Pois no processo da comunicação sabemos que o resultado obtido é de responsabilidade exclusiva daquele que emite uma mensagem.

Liderança comunicacional é a capacidade que um líder possui para organizar suas idéias e desenvolver de forma assertiva, uma mensagem eficaz que inspire nas pessoas o comprometimento desejado para alcançar um resultado superior.

O líder assertivo é aquele que inspira o espírito de equipe, a responsabilidade coletiva pelos resultados e a troca constante de informações entre os seus liderados, promovendo assim um ambiente em que todos se sintam participativos e, principalmente, motivados.

Ele deve ser exemplar e expressar sua confiança pessoal através de atitudes firmes e decisivas.

O líder comunicacional é prático e realista, mas utiliza a linguagem da emoção, ele cativa seus liderados pela força motivadora de sua comunicação.

Uma boa comunicação pode mudar todo um cenário e traz benefícios como: 

Aumento da performance 

Ajuda você a “vender seu peixe”, alavancar as vendas e potencializar os resultados. 

Melhorias no ambiente corporativo 

Compartilhar informações necessárias com os colaboradores faz com que eles se sintam parte de tudo que está acontecendo dentro da empresa. 

Aperfeiçoamento da relação com o cliente 

Nenhuma empresa consegue evoluir se não souber se comunicar bem com seus clientes. 

Diminuição de conflitos

Preocupar-se em transmitir todas as informações de forma clara e objetiva ajuda a transformar conflitos em oportunidades e novas ideias.

O que é a Cultura de Feedback e como implementá-la?

Nos dias de hoje é importante que uma organização estabeleça uma Cultura de Feedback, que é a prática de criar um momento de diálogo, geralmente entre líder e o liderado, para conversar sobre a performance de cada um, estabelecer aspectos de melhorias, esclarecer possíveis ruídos de comunicação, e, principalmente, elaborar em conjunto um plano de ação. 

Apesar de ser algo simples, a criação e implementação do Feedback no ambiente de trabalho pode trazer diversos benefícios, dentre eles:

  • A diminuição dos ruídos na comunicação entre os membros da equipe e da empresa, no geral.

Além disso, essa prática permite que a troca de informações se torne mais ampla e transparente, reduzindo o número de conflitos e desentendimentos entre os membros da equipe;

  • Esse é o momento em que o colaborador pode analisar o seu desempenho por uma outra perspectiva, a fim de melhorá-lo cada vez mais, e ser reconhecido pelo que já desempenha perfeitamente;
  • E por fim, proporciona que os times sejam mais integrados e colaborativos, visto que há a troca constante de feedback com a liderança, tornando os membros mais confiantes e produtivos na execução dos seus projetos.

Feedback E Feedforward: saiba a diferença na gestão de pessoas

Feedback e Feedforward são duas formas de apoiar seus colaboradores no processo de desenvolvimento profissional por meio da comunicação.

Essas técnicas, quando combinadas, têm o poder de guiar profissionais em direção aos seus objetivos, seja por meio da reflexão sobre suas atitudes passadas ou da orientação para ações futuras.

Não à toa, 20% dos profissionais gostariam de receber mais feedback no trabalho, segundo um estudo da FIA Employee Experience.

Por isso, todo líder precisa dominar essas ferramentas de comunicação e saber o momento certo de aplicar cada uma delas. 

Quer saber como implantar uma cultura de Feedback na sua empresa e melhorar a performance comunicacional dos seus líderes? 

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