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A possibilidade de crescer profissionalmente é um atrativo enorme no processo de captação e retenção de talentos. Por isso, cada vez mais empresas investem na elaboração de Planos de Carreira, criando um ambiente benéfico tanto para o negócio quanto para seus colaboradores.
O que os profissionais buscam ao assumir um novo emprego?
Em geral, as aspirações vão desde um salário adequado ao cargo a um ambiente de trabalho satisfatório.
E tão importante quanto, são as oportunidades de crescimento oferecidas pela empresa.
Entretanto, é importante lembrar que o desenvolvimento do colaborador não é responsabilidade apenas da empresa, mas também dele mesmo.
Por isso, aprofundar-se nas práticas da gestão de carreira é fundamental para ambas as partes.
Vamos entender o que é Gestão de Carreira?
O nome não diz por si só: gestão de carreira se refere a um conjunto de práticas que têm como objetivo a estruturação de um caminho para guiar a trajetória profissional do colaborador.
Dessa forma, trata-se de algo que precisa ser pensado em longo prazo, focando não apenas no cargo ocupado no momento, mas também nas possibilidades de crescimento.
Para começar, é importante entender as particularidades de cada um, iniciando pelos pontos fortes, que precisam ser potencializados, e os fracos, que devem ser aprimorados.
Além disso, é preciso ter em mente desde o princípio qual objetivo você quer atingir.
Afinal, se você projeta uma carreira no ramo administrativo ou financeiro, o processo será diferente do de alguém que planeja trabalhar diretamente com a gestão de pessoas.
Competências técnicas X competências comportamentais
A partir da definição clara de uma meta, é possível planejar o caminho até alcançá- la.
Assim, fica mais fácil focar no desenvolvimento das competências necessárias para atingir o nível desejado de desenvolvimento profissional.
As competências técnicas são consideradas mais fáceis de serem desenvolvidas.
Tal tipo de conhecimento é aplicado diretamente para executar as tarefas atribuídas ao cargo do profissional.
Isso porque elas podem ser trabalhadas por meio de cursos de capacitação, workshops e coisas similares.
Então, resumidamente podemos considerar como habilidades técnicas tudo o que pode ser aprendido e aplicado por meio de estudo.
Ao contrário das competências técnicas, que podem ser aprendidas a partir de estudos, as competências comportamentais se desenvolvem por meio da experiência profissional.
Um exemplo prático é desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
Portanto, as competências comportamentais demandam certa vivência para que sejam absorvidas.
Entender e levar isso em consideração ao planejar a carreira é fundamental, pois afinal, seguir o caminho sem pular etapas é o que possibilita o amadurecimento profissional.
Qual é a relação da gestão de carreira com o desenvolvimento profissional?
Todo e qualquer funcionário vai afirmar que pretende se desenvolver profissionalmente. Todo mundo sabe que essa é uma forma eficiente de se manter relevante no mercado e melhorar as próprias oportunidades.
O grande problema é que nem todos sabem como alcançar esse objetivo em comum.
Daí vem a importância da gestão de carreira.
Trata-se de uma ferramenta primordial para aprimorar as competências técnicas e comportamentais.
Dessa forma, o desenvolvimento profissional deixa de ser um objetivo para se tornar algo completamente atingível.
Como o PDI pode auxiliar na Gestão de Carreira?
O Plano de desenvolvimento individual — PDI, se trata de um planejamento de carreira destinado a determinado profissional.
O objetivo é que ele desenvolva as competências necessárias para evoluir profissionalmente.
Para isso, é necessário que os elementos que compõem esse plano vislumbrem tanto os interesses da empresa quanto os desejos pessoais do colaborador.
Nesse sentido é importante ressaltar que a iniciativa para o desenvolvimento do PDI pode partir da empresa, sabendo da necessidade de um determinado setor, ou do próprio profissional, interessado na própria capacitação.
É preciso estabelecer uma meta e o prazo para alcançá-la, além das competências e dos recursos que serão explorados para possibilitar a execução do PDI.
Em todos os casos, o PDI é um recurso extremamente valioso para as empresas e para os profissionais.
Sua execução depende de um conhecimento aprofundado das necessidades da empresa e das qualidades e fraquezas de cada um de seus colaboradores.
As etapas do plano devem ser dispostas de forma clara e elaboradas por profissionais competentes na área de desenvolvimento pessoal e profissional.
Quando bem executado, ele não só eleva a motivação das equipes, como facilita o desenvolvimento profissional dos envolvidos.