O seu futuro. E o futuro do trabalho

Tempo de leitura: 4 minutos

Mais da metade das atividades profissionais que estarão bombando daqui a 20 anos, ainda não existem hoje. É isso mesmo, as profissões do futuro ainda não tem nem nome!

No Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos foram apresentadas pesquisas que estimam que 65% das crianças no ensino primário hoje vão trabalhar em empregos que não conhecemos atualmente.  

Muito se falou sobre AI – Inteligência Artificial, que será responsável pela criação desses novos empregos e pela eliminação de empregos existentes nos dias de hoje. Uma coisa é fato: a automação e as novas tecnologias estão definindo este novo cenário que não podemos negar: alguns trabalhos estão aparecendo e outros estão se extinguindo. A maioria de atividades que é mecânica, repetitiva e em escala (produzido em grande quantidade) será substituída pela máquina, pelos softwares , pelos robôs.

Este relatório chamado “O Futuro do Trabalho” foi feito a partir de mais de 13 milhões de entrevistas em diversos países e diversos setores. Um estudo que aponta as mudanças nas profissões atuais e nas novas atividades que se apresentam e vem por aí.

Não precisa se apavorar, muito antes pelo contrário! O homem não será substituído pela máquina. Mas é claro que precisamos dar destaque para as profissões digitais que envolvem análise de dados e integração do homem com a tecnologia. Vamos precisar cada vez mais de especialistas para entender, colocar em ordem e fazer análises dos dados disponíveis em relação a tudo: o negócio, o mercado (setor), a concorrência, as vendas, as melhorias, as demandas, o perfil dos consumidores.

A revista Fortune listou algumas profissões que estão surgindo de acordo com novas oportunidades que vem se apresentando de acordo com a revolução tecnológica e são uma boa referência para pensarmos o que mais pode surgir no futuro. Veja o primeiro item da lista: ENGENHEIRO E OPERADOR DE DRONES.  Já pensou sua pizza chegando na sua casa entregue por um drone? Pois é!
Veja a  lista completa:

– Engenheiro e Operador de Drones;

– Especialistas em mídias sociais;

– Gestor de Sustentabilidade Corporativa e Responsabilidade Social;

– Professores de Educação Online;

– Mentores de tecnologia da inovação;

– Engenheiros de Tecnologia Médica;

– Profissionais de Robótica

Segundo a Robert Half, uma importante consultoria mundial de recrutamento, as profissões abaixo serão as mais cotadas. Preste muita atenção nesta lista e veja que há uma demanda inegável para a tecnologia, mas também há muito foco em pessoas. Diversidade, bem-estar, relacionamento, experiências positivas. Confira:


1. Gerente de e-commerce

2. Gerente de e-learning

3. Consultor de transformação digital

4. Assistente Virtual

5. Gerente de Customer Experience

6. Especialista em diversidade

7. Gerente de talentos

8. Gerente de engajamento

9. Gerente de bem-estar

10. Gerente de recrutamento

Ficou curioso para entender melhor sobre as profissões acima? Liste as que mais te interessam e dê um google agora para saber como são, quais são as atividades exercidas, que cursos você deve fazer para se capacitar. #Dicadacoach: não espere o futuro te pegar de surpresa! Seja você o protagonista de sua carreira e profissão!

Outra coisa que é muito importante, e que eu falo sempre em toda palestra, todo treinamento em empresa que dou e falo também para os meus clientes de coach é que o mais importante de tudo para estarmos preparados para o futuro do trabalho é termos bem desenvolvidas as SOFT SKILLS.

Não sabe o que são soft skills?

São competências que refletem a nossa personalidade e nosso comportamento. Como pensamos, como agimos, como reagimos, como sentimos. Ou seja, são habilidades sociais e emocionais. Estas competências são muito mais valorizadas que qualquer técnica ou diploma, até porque o conhecimento técnico, a informação,  está na ponta dos dedos, basta pesquisar na internet. Veja as soft skills que serão mais valorizadas em 2020:

Saiba então, e preste bastante atenção que o seu jeito de se relacionar com as pessoas, a forma com que você interage no meio em que faz parte afetam a sua imagem e seus relacionamentos no ambiente profissional. Isso tem a ver com a sua “trababilidade” (não falamos mais em empregabilidade, sim em trababilidade – quer saber mais? Já sabe: gooooooogle!), a sua produtividade e resultados. Ser uma pessoa bacana, com competências sociais e humanas nunca foi tão importante!

Estas Soft Skills também foram listados no Fórum Mundial. São eles pela ordem de importância.

Espero que você tenha entendido que não é somente com a tecnologia que devemos nos preocupar diante de tantas mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho. Fique muito atento com a importância de buscar conhecimentos, desenvolver sempre novas habilidades, observar novas oportunidades que se apresentam e que o mercado de trabalho precisa.

Encontre algo que você gosta de fazer. Se encontre.  Quando gostamos do que fazemos temos muito mais motivação e energia para fazer cada vez mais e melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *