Amar o seu trabalho não te protege de ter um Burnout

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Erroneamente fomos levados a pensar (e acreditar) que só os que não suportam o ambiente de trabalho, os colegas e a própria profissão está suscetível a adoecer decorrente de sua atividade laboral.

Mas aqui vai uma informação importante: quem ama o que faz também pode ter um esgotamento.

E ao que parece, ultimamente, cada vez mais pessoas estão se sentindo esgotadas nos ambientes de trabalho.

O Burnout é definido como a síndrome do esgotamento profissional, resultante do excesso de trabalho que não foi gerenciado com sucesso.

Ele pode acarretar uma sensação de exaustão, esgotamento de energia, sentimentos negativos e redução da eficácia profissional.

O problema se espalhou tanto que várias empresas relataram que estão enfrentando uma crise de esgotamento entre seus funcionários.

Em 2019, a OMS classificou o Burnout como um “fenômeno ligado ao trabalho”.

Mas foi em 2022 que a síndrome foi oficializada com CID e, segundo o texto, se define como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.

A mudança na classificação traz uma evidente relação do Burnout com o ambiente de trabalho e a responsabilidade da empresa sobre a saúde mental e integridade dos seus colaboradores.

Mas a descoberta atual é que o burnout afeta até mesmo quem gosta de seu trabalho.

Ou seja, ele não está necessariamente relacionado ao nível de satisfação do indivíduo com as atividades desempenhadas. 

Entretanto, a soma de fatores, como insatisfação e ambiente tóxico, pode intensificar o adoecimento.

O que precisamos é desmistificar o Burnout: ter uma crise de esgotamento não significa que você precisa de outra carreira, mas de um descanso.

Nesse sentido, o Burnout é um aviso, um sinal do corpo, de que você precisa diminuir o ritmo e cuidar de si mesmo, para que possa não apenas amar seu trabalho, mas também ser mais feliz e saudável em qualquer ambiente.

Como superar a crise de esgotamento e aprender a amar novamente o seu trabalho?

1. Você deve primeiro reconhecer que atingiu o seu limite e está esgotado

Se você se sentir esgotado, incapaz de concluir as tarefas, e perceber que sua energia está baixa para outras atividades, você chegou no seu limite.

Um forte  indicador é se após uma longa noite de sono, você não acordar descansado.

O site americano de pesquisas e reportagens sobre psicologia Psychology Today, listou esses sinais de esgotamento:

– Fadiga crônica

– Insônia

– Esquecimento, concentração e foco prejudicados

– Baixa imunológica

– Perda de apetite

– Depressão

– Raiva

Portanto, se você está percebendo esses sintomas, e se eles afetam sua vida além do trabalho, é preciso procurar ajuda com os profissionais de saúde mental.

2. Não tenha medo de falar com o RH ou seu chefe sobre o seu esgotamento.

Conforme falado, o burnout já  é bem conhecido nos ambientes corporativos, e a empresa provavelmente vai empatizar com sua situação e ajudá-lo a encontrar uma solução.

Antes de iniciar a conversa com seus superiores, já tenha um plano e opções que podem ajudá-lo, como sair de um projeto específico ou solicitar uma licença de trabalho.

3. Tire uma folga

Uma das únicas maneiras de se recuperar é se desligar do ambiente de trabalho por um tempo.

Pessoas que tiram férias ou folgas comprovadamente apresentam menos estresse, menor risco de doenças cardíacas, melhor perspectiva de vida e mais motivação para atingir metas ao retornar ao trabalho.

4. Ame seu trabalho novamente

Em seu momento de descanso, reserve um tempo para refletir sobre os motivos pelos quais você é grato por seu trabalho e quais os levaram até ele.

Procure ainda cultivar pensamentos positivos, que vão ajudar a projetar suas perspectivas para o futuro.

Busque ainda descobrir maneiras de evitar uma nova crise de esgotamento, e vislumbre o seu retorno ao escritório.

5. Não tenha medo de dizer “não”

Talvez você tenha medo de parecer que não consegue fazer o seu trabalho ou de parecer rude ou pouco profissional. 

Felizmente, existem maneiras saudáveis ​​de dizer “não” de forma que ninguém questione sua capacidade –ao contrário, respeite seus limites e sua honestidade.

6. Ao longo do dia, reserve um tempo para relaxar

Um estudo recente mostrou que fazer pausas ao longo do dia pode aumentar seu bem-estar mental, bem como sua produtividade.

Além disso, um estudo de Harvard descobriu que, se você enfrentar um bloqueio mental ou criativo, dar uma pequena caminhada pode reacender sua mente.

7. Evite trabalhar além do horário de expediente

Hoje em dia, é muito fácil o trabalho nos acompanhar fora do expediente.

A verdade é que, embora haja vantagens em estar facilmente conectado, há uma séria desvantagem em não criar limites claros entre o trabalho e a vida pessoal.

Um estudo descobriu que ser incapaz de se desligar do serviço, aumenta a chance de esgotamento e estresse.

Para que essas ações se tornem eficientes, as empresas precisam implementar uma cultura saudável que proporcione um ambiente de trabalho que não normalize o “estresse”, nem determine metas impossíveis.

Mas mais do que isso, é criar um ambiente confortável, com segurança emocional e práticas que estimulem o bem-estar.

Fazer ações pontuais já é um começo, mas ter projetos de longo prazo, certamente vai trazer resultados mais estáveis e duráveis

Para isso, os líderes precisam estar preparados para identificar como seus liderados estão e como agir através de uma comunicação assertiva.

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