Engajamento de times: o maior desafio do RH

Tempo de leitura: 4 minutos

O que nunca foi tarefa fácil, parece ter se tornado ainda mais desafiador para os gestores de pessoas.

A necessidade de manter colaboradores cada vez mais engajados e comprometidos tem sido grande, pois isso influencia diretamente nos resultados da empresa.

Fazer com que seus colaboradores estejam desempenhando seu maior potencial deve ser um objetivo prioritário constante em toda empresa.

Entretanto, precisamos desmistificar algumas crenças que muitos gestores ainda carregam: funcionários engajados não são apenas aqueles colaboradores motivados – o conceito vai além disso.

Afinal, o que são funcionários motivados e engajados?

O que te motiva a levantar cedo todos os dias para ir trabalhar?

O que te motiva a continuar nesse emprego? 

Práticas como inserir atividades físicas dentro do ambiente corporativo ou até mesmo implantar técnicas de meditação aos funcionários, podem trazer mais bem estar a todos, mas isso por si só não motiva ou engaja ninguém.

Outro pensamento que muitos gestores têm é que os incentivos ou benefícios oferecidos, financeiros ou não, são o suficiente para motivar as pessoas.

Na verdade, isso ajuda em certos tipos de atividades (como a área de vendas), mas não é o suficiente para estimular trabalhos que envolvam resolução de problemas, criatividade e percepção sistêmica.

Habilidades que estão cada vez mais em alta hoje no mercado de trabalho.

Pois, o primeiro passo é entender que motivação é algo que vem de dentro.

Aqui cabe entender a questão da motivação intrínseca.

Ninguém é capaz de motivar o outro: o que é possível é estimular as pessoas.

Isso porque a motivação é um sentimento individual. A motivação de outra pessoa não é a mesma que a sua.

Já o engajamento é tudo aquilo que leva as pessoas a alcançarem um objetivo comum à organização.

É algo que faz com que as pessoas alinhem seus propósitos com os da organização e busquem juntas formas de atingir certos objetivos.

Quando há engajamento, cada colaborador entende que é a pequena parte de uma engrenagem e que ela só funciona se todos estiverem, literalmente, no mesmo time.

Ter um profissional engajado é ter uma pessoa com proatividade, esforçada, com um objetivo de alcançar o melhor e colaborar para o sucesso de sua empresa.

São aqueles colaboradores comprometidos e que demonstram paixão pelo que fazem.

O especialista em pesquisas organizacionais, Stephen Harding, definiu que o engajamento é constituído por 3 dimensões:

  • Pensar: o profissional entende e aceita os objetivos, valores e estratégias estabelecidos pela empresa da qual faz parte.
  • Sentir: o colaborador sente orgulho da organização e gosta do que faz.
  • Agir: quando um funcionário acredita e se sente bem em trabalhar em uma empresa, fará o necessário para que os negócios tenham sucesso.

Como engajar os seus colaboradores

Comece pela liderança

Pesquisas apontam que uma liderança mal preparada é um dos principais motivos de falta de produtividade, desmotivação e engajamento de uma equipe.

É preciso que os gestores entendam que  liderar não é apenas dar ordens.

Os colaboradores precisam ter na figura do líder alguém inspirador, capaz de despertar um sentimento de confiança.

Desperte o senso de propósito

Os colaboradores se sentirão engajados ao perceberem que, de fato, estão realizando algo pela empresa. 

Por isso, um dos papéis dos gestores é o de demonstrar de maneira constante que as funções desempenhadas pelos funcionários são importantes e que geram resultados para a organização

Crie oportunidades de crescimento

Ter a sensação de que não será possível sair do mesmo lugar é um verdadeiro entrave para que qualquer funcionário se sinta engajado.

Um plano de carreira bem estruturado é capaz de estimular o autodesenvolvimento de seus colaboradores, que podem ter um objetivo profissional real a ser alcançado.

Invista no aprimoramento do colaborador 

O desenvolvimento profissional é bem mais do que uma simples forma de benefício e oferecer formas de aprimoramento, como cursos e palestras, pode ser uma excelente opção.

Isso demonstra que a empresa, não só se preocupa com o seu desenvolvimento, como tem planos para que ele coloque em prática seus conhecimentos adquiridos.

Ao implantar algumas dessas ações de engajamento para os seus colaboradores, com certeza você irá perceber mudanças positivas no comportamento de sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *