Skill Gaps: como as empresas podem auxiliar os colaboradores em suas jornadas de aprendizado

Tempo de leitura: 4 minutos

As skills gap surgem em decorrência da rapidez da tecnologia e do tempo de assimilação das informações por parte do ser humano.

Skill gap (skill = habilidades, gap = lacuna em tradução livre) é a expressão utilizada para dizer que há vagas de emprego não preenchidas por falta de habilidade.

Isto quer dizer que vagas de emprego existem, o que faltam são pessoas qualificadas para preenchê-las, e isso gera grande prejuízo para toda a economia.

No contexto educacional, as skills gap em sua tradução significa lacuna de habilidades.

A ‘janela’ entre as habilidades que as empresas exigem e as habilidades reais que o profissional apresenta é uma skill gap.

Essa discrepância de habilidades pode ser consequência de alguma capacitação não desenvolvida ou até mesmo de algum comportamento.

No contexto do mundo do trabalho, as skills gap surgem em decorrência da rapidez da tecnologia e do tempo de assimilação das informações por parte do ser humano.

A tecnologia se caracteriza pelo crescimento exponencial, e o aprendizado do ser humano pela forma linear de assimilar informações. Dessa forma, absorver determinada mensagem leva mais tempo, enquanto o surgimento de novas tecnologias e ferramentas surgem com rapidez. 

Segundo dados do Relatório Global Lacuna de Habilidades, desenvolvido pela plataforma Udemy, o Brasil está no topo do ranking quando o assunto é skill gap no mercado de trabalho.

Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, 9 em cada 10 gerentes já sofrem com a escassez de habilidades em algumas profissões.

E 87% das empresas não possuem o talento que precisarão para o futuro.

Nesse contexto, tanto profissionais quanto empresas possuem o compromisso de preencher essas lacunas, seja buscando por atualizações ou fornecendo as ferramentas necessárias para seus colaboradores se aprimorarem.

Aqui, apresento 3 dicas que podem ajudar a sua empresa a diminuir os skills gap dos seus colaboradores:

  1. Ofereça  treinamentos

Esses podem ser tanto online quanto presenciais, escolha o formato mais adequado para o seu negócio e proporcione conhecimento para seus funcionários.

  1. Ao contratar, defina quais habilidades a empresa precisa

Recrute apenas quem apresentar ter esse conhecimento e realize testes ao longo da seleção, para ter certeza de que o candidato está apto à vaga.

  1. Avalie quais são as lacunas atuais

Com as avaliações de desempenho e outras métricas, é possível identificar quais as skills gaps atuais no quadro de funcionários. 

Reskilling e Upskilling: entenda o que é

O futuro das empresas e dos empregos estão diretamente ligados ao desenvolvimento dos profissionais.

E o aprendizado contínuo faz parte desse processo de crescimento.

Ao longo de nossas carreiras, precisamos continuar estudando para chegar ao próximo patamar, seja para alcançar um nível pleno, virar um especialista ou mesmo assumir um cargo de liderança.

Por isso, os conceitos de upskilling e reskilling estão se tornando cada dia mais importantes para o mercado de trabalho.

Podemos chamar de upskilling quando um profissional busca aprimorar seus conhecimentos em áreas nas quais já está inserido, aumentando o seu domínio sobre o assunto.

Isso permite que seu trabalho ganhe mais visibilidade perante toda a empresa, possibilitando um crescimento de carreira mais estruturado.

Já  o reskilling acontece justamente quando um profissional busca aprender novas habilidades para se requalificar no mercado de trabalho ou quando a empresa identifica que é possível desenvolver talentos internos para essas novas funções a partir de treinamentos.

Tanto o upskilling, quanto o reskilling são conceitos que trazem o mindset de desenvolvimento, seja para crescer na área de atuação ou para investir em uma nova profissão.

Como aplicar upskilling e reskilling na sua empresa

Para suprir os skills gaps que o mercado já vem enfrentando, é preciso desenvolver um planejamento estratégico.

E isso envolve tanto o RH, quanto os gestores e a diretoria.

O profissional de RH deve ficar responsável, juntamente com os gestores, por identificar esses gaps, as necessidades de recrutar novos talentos e as oportunidades internas de desenvolvimento:

  • Faça o mapeamento das habilidades necessárias para que a empresa alcance seus objetivos no futuro;
  • Assim, fica mais fácil de visualizar o que já existe dentro de casa e o que é preciso criar e desenvolver;
  • Utilize a tecnologia como aliada. Hoje, já existem diversos softwares no mercado que facilitam o dia a dia do RH;
  • Crie um programa de treinamento e desenvolvimento para que as pessoas possam performar cada vez melhor em suas áreas e para que novas habilidades sejam formadas;

Para saber como aplicar o upskilling e o reskilling na sua empresa e entender mais sobre as skills gap, conheça minhas soluções em T&D para a capacitação dos seus times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *