Marketing de Autoridade é muito mais do que ter presença nas redes sociais

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe porque cada vez mais os empreendedores, CEOs, gerentes de equipes e outros profissionais que exercem funções de  liderança se preocupam com seus posicionamentos nas redes sociais?

A resposta está no Marketing de Autoridade.

Construir autoridade e uma boa reputação tem se tornado essencial tanto para as pessoas com quem eles trabalham, quanto para os clientes das empresas que lideram.

Marketing de Autoridade é um mecanismo que se utiliza das estratégias do Marketing Digital para conquistar a confiança dos clientes ou consumidores, para adquirir credibilidade perante o público, ou para dar visibilidade e aumentar o impacto da sua marca pessoal nos negócios.

Você já se perguntou por que admira alguém?

Ou por que certas pessoas têm maior influência sobre suas ideias do que outras?

Se você parar para pensar, certamente notará que há uma diferença crucial: a atenção é conquistada por meio de ensinamentos. Já que desde os primórdios, o ser humano tem a habilidade inerente de compartilhar conhecimento.

Agora, pense no ponto de vista de um contratante:

Se você fosse um recrutador ou estivesse procurando um prestador de serviços, certamente essas pessoas estariam em vantagem.

A diferença entre Marketing de Autoridade e Branding Corporativo

Não há nenhuma dúvida de que o consumidor moderno mudou com o avanço das tecnologias.

Ele não só ficou mais exigente, mas também mais impaciente.

Se antes as pessoas aceitavam anúncios e publicidade explícita, hoje mal conseguem lidar com os 5 segundos de espera no YouTube, e odeiam pop-ups de produtos que surgem em meio à tela.

Nesse contexto, é necessário salientar que a relação com as marcas também se alterou. 

As pessoas passam a se relacionar com as marcas não pelo branding corporativo ou o produto em si, mas pela afinidade e confiança no indivíduo.

Gente quer conversar com gente.

E ao investir em Marketing de Autoridade, a personalidade se torna a própria marca.

As pessoas passam a comprar pelo que você é, e não pelo que você vende. 

Para isso, a fórmula é:

Marketing de Autoridade = credibilidade + visibilidade.

Esses são os dois alicerces dessa estratégia.

Resumindo: enquanto o branding corporativo tem como principal função estabelecer uma presença positiva sobre a marca no inconsciente do consumidor, o Marketing de Autoridade tem como objetivo gerar relacionamentos interpessoais.

Por que você deve investir na construção de sua Marca Pessoal através do Marketing de Autoridade?

Na era da informação,  o usuário das redes sociais está no controle da situação.

Ele escolhe onde clicar, o que baixar e consome apenas o que lhe interessa.

Nesse caso, ele é um agente ativo no processo de entrega da mensagem, pois só a recebe caso assim deseje.

Por isso, a gestão da sua marca pessoal é algo que você deve começar a considerar.

Mas marcas pessoais não são algo para celebridades ou influenciadores digitais?

Talvez um dia tenha sido, mas hoje cada indivíduo já é considerado uma marca pessoal.

O conceito de marca pessoal evoluiu ao longo dos anos, deixando de ser o que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, chamou de “o que as pessoas dizem quando você não está na sala”, para ser o que as pessoas veem quando pesquisam por você no Google.

À medida que mais empreendedores e executivos de carreira passaram a ocupar este espaço online cada vez mais crescente, mais e mais oportunidades eles têm para atrair seu cliente ideal, gerar leads, encontrar os funcionários certos.

Até mesmo investidores em potencial tornam-se disponíveis se você estiver se posicionando e promovendo seu trabalho usando os canais e conteúdos certos que abordam o problema que você resolve.

Agora que você já sabe da importância de trabalhar sua Marca Pessoal, vou te dar algumas dicas para você começar a implementar hoje e colher seus resultados em 2022:

Tenha clareza de quem você é

Reserve algum tempo para fazer uma introspecção sobre a jornada de sua marca pessoal até o momento. Você tem certeza de quem você é como indivíduo? Quais são seus valores fundamentais? Seus objetivos estão alinhados com a pessoa que você está se tornando?

Compreenda o seu público

Depois que você tiver essa clareza e compreender melhor seu valor único, terá de começar a pensar no problema que está realmente resolvendo. Seja muito específico com quem precisa do seu produto ou serviço e, mais importante, onde eles se encontram no mundo digital.

Atualize os seus perfis nas redes

Tire uma foto profissional, pois é a primeira coisa que alguém vê quando acessa seu perfil. Apresente-se da maneira como deseja ser tratado. Certifique-se de que seu perfil tenha informações atualizadas sobre sua marca.

Seja conhecido por algo e compartilhe seus conhecimentos

Pense em quais palavras-chave você gostaria que alguém usasse para encontrar você online.

Se você tivesse a oportunidade de falar em um evento, qual seria o seu tópico ideal?

Use isso como ponto de partida para criar conteúdos para o seu público

Comente e colabore 

Não seja apenas um ‘pôster’ em suas plataformas de mídia social. Comente, curta, compartilhe e conecte-se com outras pessoas.

Escolha as plataformas certas

“Qual é a melhor plataforma para postar meu conteúdo?”

A resposta é simples: onde quer que esteja seu público ideal.

Descubra onde seus funcionários estão interagindo on-line e encontre-os lá.

Familiarize-se com as plataformas e comece a criar conteúdo que agregue valor à sua comunidade.

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