Livre-se de fatores que atrapalham o seu desenvolvimento profissional

Tempo de leitura: 3 minutos

Procrastinação, autossabotagem, desmotivação…é difícil pensar em uma carreira de sucesso quando esses fatores entram em cena, não é mesmo? Se você está passando por um momento em que se identifica com uma ou mais dessas questões no seu trabalho, quer dizer que está rodeado de vilões para seu desenvolvimento profissional.

Mas não se preocupe, você não é o único a viver fases difíceis no decorrer da carreira. Como explica a coach executiva Patrícia Lisboa, é inerente ao ser humano estar sempre em busca de situações que lhe causem mais satisfação ou que o livrem do perigo ou da possibilidade do erro. E, no ambiente de trabalho, essas características tomam grandes proporções, podendo atrapalhar seus objetivos e projetos de crescer profissionalmente.

Confira o que a profissional falou sobre os maiores desafios para o desenvolvimento profissional e como driblá-los!

Procrastinação

“Procrastinar, deixar para depois determinada tarefa que pode ser chata ou complexa, é uma característica do ser humano, que tende a buscar o que lhe dá mais prazer em fazer”, comenta Patrícia. E se você está não está priorizando afazeres importantes porque está vendo algo na internet ou nas mídias sociais, algo está errado e indica que seu tempo precisa ser melhor administrado, certo?

“Uma dica de produtividade é ter uma lista do que é preciso ser feito no dia. Desses tópicos, elenque os três mais relevantes e comece o dia por eles. Isso vai promover uma sensação de dever cumprido”, complementa.

Autossabotagem

Para contornar a autossabotagem, é muito importante se conhecer e saber dos mecanismos que atravancam seu crescimento profissional. “Temos ainda uma tendência de sermos muito duros com nós mesmos e focarmos apenas nos defeitos que possuímos. Mas devemos evitar essa postura”, esclarece a coach. A profissional ainda propõe que cada um se faça a seguinte pergunta: o que estou falando de mim mesmo? É um começo para saber como você se vê e o que pode mudar a respeito disso.

Clique aqui e faça um teste rápido para conhecer os sabotadores que rondam sua rotina de trabalho. O questionário é baseado no livro “Inteligência Positiva: por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial”, do coach e professor da Universidade de Standford, Shirzad Chamine.

Desmotivação

De acordo com Patrícia, pesquisas comprovam que 80% dos profissionais não pedem demissão da marca, mas dos gestores. Porém, ela alerta que motivação é uma “porta interna”, que só pode ser acessada por nós mesmos. Ou seja, a pessoa precisa identificar o que a está incomodando e o que é possível fazer para mudar isso. Ter cuidado com as metas que se propõe também é necessário. “Metas muito grandes e inalcançáveis nos deixam desmotivados. Precisamos focar no que é factível agora, de imediato”, aconselha.

Dica bônus para atingir o desenvolvimento profissional:

“Tenha clareza do seu propósito e das suas competências. O caminho para definir um propósito profissional, assim como para evitar a procrastinação, a autossabotagem e a desmotivação é o autoconhecimento, estar ciente dos seus pontos fortes e valorizá-los; diminuir e mitigar os pontos fracos e gatilhos que fazem com que você não tenha reações equilibradas no cotidiano de trabalho”, complementa a coach executiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *