Vendas 4.0 – como se relacionar com o consumidor na era digital

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Para conseguir atrair mais clientes, é preciso sempre buscar novas alternativas e estratégias. Quando se trata de vendas, isso se torna ainda mais relevante para um melhor desempenho

O termo vendedor 4.0 surgiu em consequência da 4ª Revolução Industrial, a qual estamos a bordo, como se referiu o professor e autor do livro “A Quarta Revolução Industrial“, de Klaus Schwab. 

Segundo um trecho do seu livro:

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes“.

A transformação digital mudou a forma das pessoas viverem suas experiências.

Tudo o que fazemos envolve pelo menos um equipamento que robotiza funções que antes eram humanas.

Mas uma coisa não mudou, os consumidores ainda são movidos pelo encantamento, e isso só um vendedor 4.0 oferece. 

Principais ferramentas e características do vendedor 4.0 

O vendedor 4.0 é o profissional que acompanha todas as tecnologias e sabe fazer uso delas, sem deixar de oferecer uma excelente experiência humana ao seu consumidor.

Com tantos robôs e algoritmos fazendo contato com potenciais consumidores, o vendedor 4.0 é aquele que torna o contato mais pessoal, abusa das ferramentas tecnológicas, marca presença nas redes sociais, e ajuda as empresas no processo migratório para esse novo momento da indústria.

Um bom vendedor 4.0 é:

Empático, criativo, negociador, persuasivo, engajado, assertivo, confiável, sabe avaliar suas forças e fraquezas, e utiliza todas essas características para se aproximar dos clientes.

Ele nunca para de evoluir, e para ser o melhor no que faz esse profissional deve estar sempre preparado.

Para essa preparação, nada melhor do que a realização de uma boa pesquisa:

  • sobre a sua empresa: “conhecer o terreno” onde está agindo, suas ferramentas de trabalho, quem pode te ajudar na hora das dúvidas levantadas por clientes;
  • sobre os produtos que vende: conheça os produtos que vende, e quando não souber sobre, peça ajuda, mas não deixe de responder o questionamento do cliente;  
  • sobre as possibilidades de negociação: saiba quais as margens de desconto.

Quem é o cliente 4.0?

  • O cliente 4.0 é um consumidor completamente ligado à tecnologia;
  • Esse cliente compra de acordo com os seus princípios, se importa com a missão da empresa na qual está consumindo;
  • O consumidor 4.0 está logado 24 horas nas redes sociais, consome online e offline, e é o principal divulgador das marcas, de forma positiva e negativa, sempre refletindo nas redes suas experiências; 
  • Um consumidor que tem amplo acesso a informações, e quando tem dúvidas exige um atendimento rápido, por  canais de resposta variados.

Como se atualizar para se tornar um vendedor 4.0?

Inegavelmente a internet e as novas tecnologias mudaram o perfil do mercado, dos vendedores e de seus consumidores, e mais do que nunca quem trabalha com vendas precisa se reinventar e aprender as novas técnicas desse cenário. 

A tecnologia tem causado muitas mudanças no jeito de consumir, mas uma coisa nunca mudará, os clientes ainda são humanos, e por isso, o contato humano e próximo que antes era algo cotidiano, hoje em dia pode ser o diferencial de uma empresa.

O processo de venda nos dias atuais tem muito a ver com empatia e a experiência positiva do cliente é muitas vezes considerada mais importante que o preço, já que algumas pesquisas comprovam que o cliente ao perceber o valor de uma compra, ou aquisição, está disposto a pagar mais por isso.

Esse tipo de experiência não pode ser oferecida por uma máquina, mas sim por um vendedor que saiba usar a tecnologia ao seu favor.

Uma boa experiência é considerada mais importante do que o preço de um produto, isso para 86% dos compradores pesquisados pela SuperOffice, e em virtude disso, 88% das empresas já priorizam a experiência do cliente, como mostraram dados da Deloitte.

Apostar em tecnologias pode baratear os custos de uma organização, mas somente bons vendedores têm o poder de encantar clientes, portanto, o vendedor 4.0 é peça fundamental durante essa revolução industrial que vivemos.

E para te ajudar a se preparar para se tornar um vendedor 4.0, eu tenho uma solução de treinamento que irá mudar sua forma de relacionar com o cliente.

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