Tempo de leitura: 4 minutos
O treinamento e capacitação de funcionários é uma prática que permite o desenvolvimento contínuo dos colaboradores da sua empresa, impactando diretamente a qualidade e eficiência dos processos e a relação com stakeholders.
Isso significa desenvolvimento, maturidade e claro, melhores resultados lucro.
Por isso as empresas têm investido cada vez mais em cursos de treinamento e capacitação.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas acerca deste assunto.
Uma das principais é: qual a diferença entre treinamento e capacitação?
É importante ter essas diferenças bem definidas, uma vez que elas direcionam a estratégia de gestão de pessoas adotada pela empresa.
O treinamento diz respeito ao processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências.
No contexto empresarial, ele se refere ao conjunto de ações que visam a desenvolver as características CHA (conhecimento, habilidades e atitudes) do profissional para que ele possa gerar atingir os objetivos organizacionais.
Em outras palavras, diz respeito às Hard Skills do profissional. Ou seja, todo conhecimento tangível e mensurável.
Por outro lado, o processo de capacitação, diz mais respeito à se tornar apto a realizar alguma atividade ou estar habilitado para isso.
No ambiente organizacional, a capacitação consiste em habilitar o colaborador para realizar alguma função.
Por exemplo, quando a empresa implanta um novo sistema de gestão, é preciso aplicar uma capacitação na equipe para que ela consiga usar o novo sistema.
Tanto o treinamento quanto a capacitação permitem aperfeiçoar algumas competências técnicas e habilidades comportamentais dos colaboradores da sua empresa, por meio de técnicas e metodologias que podem ser implementadas na rotina dos negócios.
Veja algumas das ações que podem ser implementadas para aumentar o potencial dos funcionários são:
- Workshops com líderes da empresa;
- Treinamento prático, ou seja, no ambiente em que as tarefas são executadas;
- Cursos à distância ou EAD;
- Palestras com convidados especialistas;
- Avaliações de desempenho e feedbacks,
- Job rotation, onde todos aprendem um pouco sobre todas as tarefas desempenhadas.
Por que sua empresa deve investir em treinamento e capacitação dos funcionários?
O desenvolvimento empresarial já é uma prática amplamente adotada dentro das empresas.
Afinal, nenhum profissional do mercado virá totalmente preparado e lapidado para a função que você procura. Além disso, o processo de aprendizagem deve ser ininterrupto (lifelong learning ou aprendizagem para o resto da vida).
Para isso, é necessário estimular seus colaboradores a buscarem continuamente o conhecimento como forma de atingir bons resultados.
Mas quais são, de fato, as vantagens desse investimento?
Eficiência melhorada
Ao promover o treinamento dos funcionários, a produtividade como um todo pode dar um salto. É importante ressaltar que essa valorização e cuidado com a equipe tem um impacto forte na motivação dos colaboradores, que se sentem mais reconhecidos e preparados para desempenharem seu escopo.
Retenção de talentos
Com a expectativa de se qualificar, todos os integrantes da equipe tendem a criar laços mais fortes com a empresa devido à chance de aprendizado e renovação.
Treinamentos e cursos de capacitação podem ser decisivos para o desenvolvimento de carreira individual e, esse é um fator que contribui muito para a permanência dos talentos na sua organização.
Criatividade potencializada
Novas informações, novos pontos de vista e práticas de execução: tudo isso resulta em melhores insights e ideias. Com uma equipe engajada e em evolução contínua, os processos só têm a ganhar.
É a partir de bagagens de conhecimento renovadas que seu time pode criar novas estratégias, produtos, serviços e conceitos.
Vantagem competitiva
Quando a sua empresa conta com uma equipe treinada, os resultados automaticamente se tornam mais positivos.
Com profissionais devidamente treinados e capacitados, é possível se adaptar melhor às novas tendências, criar oportunidades de negócio, captar novos leads, fidelizar e reter clientes e se tornar referência, destacando-se da concorrência.
Por onde começar?
Com processos de desenvolvimento bem estruturados, a empresa fica mais apta a crescer, tanto individual (pelo progresso dos colaboradores) quanto coletivamente (se fortalecendo como um time).
Explorar os talentos e competências de cada um é a chave para que a empresa possa sobressair em um cenário de constantes mudanças.
O primeiro passo para criar uma estratégia de desenvolvimento de pessoas que traga resultados efetivos é fazer um levantamento de necessidades para identificar os gargalos e as oportunidades de crescimento.