Tempo de leitura: 4 minutos
Atuar em um mundo em constante mudança é o verdadeiro desafio das empresas atualmente.
Indivíduos e organizações estão tendo que enfrentar mudanças cada vez mais rápidas, mais complexas e mais interdependentes do que nunca.
E mudanças nem sempre são confortáveis, já que geralmente essas implicam em novos desafios a serem superados.
E diante do atual cenário que estamos vivendo, já tivemos tempo suficiente para perceber que daqui pra frente as mudanças serão cada vez mais constantes.
O mundo dos negócios já é, em si,bastante dinâmico e sujeito a diversas transformações do ponto de vista mercadológico, social, econômico, tecnológico e ambiental.
Nesse sentido, o que faz uma empresa se destacar é a habilidade que ela tem de lidar com esse dinamismo e obter o máximo de benefício possível.
Se estamos alterando a forma como os indivíduos trabalham, precisamos gerenciar a transição de cada um deles para que consigam atuar da forma que a organização deseja.
Caso contrário, o resultado será o de pessoas trabalhando da mesma forma em um cenário completamente distinto do que tínhamos há um tempo atrás.
Mas você se sente preparado para gerenciar as mudanças no ambiente da sua empresa, garantindo que as transformações que vêm de fora criem oportunidades que se reflitam em mais qualidade, agilidade e melhoria de resultados?
Afinal, o que é a Gestão da Mudança?
A Gestão de Mudanças pode ser definida como a aplicação de um processo através de um conjunto de ferramentas para liderar o lado humano da mudança com o intuito de atingir um resultado desejado.
Ela busca trabalhar com todos os níveis da organização com o objetivo de prepará-los para as mudanças em curso, desde o indivíduo até a organização como um todo, passando pelas equipes, gestores e alta diretoria, criando as condições necessárias para que eles se adaptem às mudanças sem muitas dificuldades e resistências.
Trata-se de um processo em que os gestores, junto com as equipes, procuram vivenciar as transformações (tangíveis ou não) de modo a extrair delas o máximo de oportunidades possíveis.
Frequentemente a gestão de mudanças é vista como um sinônimo para a gestão de projetos ou gestão de pessoas.
No entanto, as organizações que passam por processos de mudanças não podem ignorar a transição dos indivíduos através dessas transformações.
Uma das principais características da gestão de mudanças está centrada na forma como as pessoas e as equipes são afetadas por um processo de transição organizacional.
Empresas que não forem capazes se adaptar às mudanças correm sérios riscos de sucumbir à uma crise, seja qual for a natureza dela.
Como fazer uma gestão da mudança de forma eficiente?
Para que um indivíduo, equipe ou organização se beneficie plenamente de uma mudança e atinja todo seu potencial, é necessário reconhecer e entender as diferentes etapas do processo de mudança:
Defina claramente os objetivos da mudança
- O que precisamos mudar?
- Por que essa mudança é necessária?
Determine os impactos e os afetados pela mudança
- Quem será mais afetado pela mudança?
- Como a mudança será recebida?
Desenvolva uma estratégia de comunicação
- Como a mudança será comunicada?
- Como o feedback será gerenciado?
Forneça treinamento efetivo a todos os envolvidos
- Quais comportamentos e habilidades são necessários para alcançar os objetivos?
- Quais métodos de treinamento serão mais eficazes?
Mensure o processo de mudança
- A mudança ajudou a atingir as metas de negócios?
- O processo de gerenciamento de mudanças foi bem-sucedido?
A mudança, como já percebemos, é inevitável.
O desafio é fazer com que líderes e gestores desempenhem seus papéis, se preparando para gerir seus times diante do que já está ocorrendo.
A gestão de mudanças será a abordagem que ajudará sua organização a adaptar se ao novo momento.
Então, abrace a gestão de mudanças sem medo.
Afinal, creio que passado este mais de 100 dias da pandemia, já sabemos que não é só o vírus que pode matar…