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Você já pensou em uma gestão de pessoas que pudesse alinhar os objetivos da empresa às competências dos colaboradores?
“Não entendo porque há tantos desligamentos na empresa”.
“Os colaboradores não se engajam com o propósito e metas da organização”.
“Não consigo alguém que exerça bem esse cargo”.
Mas, você sabe o que as empresas de sucesso têm em comum?
Todas elas reconhecem que o capital intelectual é um ativo essencial para manter a competitividade no mercado.
Afinal, o capital humano impacta diretamente na criação de valor para a empresa, o que resulta em uma maior vantagem competitiva no mercado ao qual essa está inserida.
Quando pensamos nos recursos para promover o autodesenvolvimento de um time, estamos fundamentalmente considerando a educação, e qualquer outra ação, que venha a contribuir para que o indivíduo gerencie a si mesmo.
O que é mapeamento de competências?
Podemos chamar de competências tudo o que se refere a habilidades, comportamentos, dons, talentos e conhecimentos que tornam um profissional apto a exercer um determinado cargo ou papel dentro de uma organização, de modo a dar-lhe um maior sentido ao que faz e, consequentemente, agregar valor ao negócio.
Cada organização valorizará competências diferentes, geralmente aquelas que tiverem mais importância para o negócio.
Quando uma organização tem processos baseados na Gestão por Competências, ela favorece que os colaboradores tenham condições para executar melhor suas atribuições, ao mesmo tempo que esses passam a se sentir mais alinhados ao MVV (Missão, Visão, Valores) da empresa.
O mapeamento de competências consiste em mapear todas as competências organizacionais que a empresa precisa desenvolver (também conhecidas como competências necessárias) para alcançar seus objetivos estratégicos.
O objetivo do mapeamento de competências é fazer um levantamento de todos os cargos da empresa e mapear o que os colaboradores precisam ter para executar aqueles cargos, de modo a ajudar a empresa a alcançar sua visão de futuro.
O que são Gaps de competência e como resolvê-los?
A Gestão por Competências tem impacto direto sobre a performance e produtividade, coletiva e individual.
Mas nem sempre os colaboradores chegam às organizações com todas as competências necessárias para desempenhar sua função.
Gaps de competências são as lacunas existentes entre as competências profissionais que os colaboradores possuem.
Por mais que o profissional tenha inúmeras competências, esses gaps podem impactar negativamente em seu desempenho e nos processos da empresa.
As ações para minimizar o gap de competência dentro das empresas é a criação de programas de treinamento.
De forma geral, é possível defender que a implantação de programas de treinamento e desenvolvimento promove inúmeros benefícios:
- Alinhamento estratégico;
- Facilidade na integração de novos colaboradores;
- Padronização de procedimentos;
- Aumento da motivação dos colaboradores;
- Maior participação na tomada de decisão;
- Diminuição da rotatividade;
- Mais entrosamento entre as pessoas;
- Aumento da qualidade dos produtos e/ou serviços;
- Criação de uma cultura de melhoria contínua.
Os colaboradores do mundo atual não precisam apenas dominar muito bem as suas áreas de atuação, mas também desenvolver habilidades socioemocionais para ter sucesso.
Uma das alternativas é investir para que os profissionais dominem as habilidades essencialmente humanas.
As soluções em T&D precisam potencializar a performance dos times, gerar conexões e insights que levem a um maior engajamento do colaborador, preparar lideranças para uma nova era e desenvolver habilidades socioemocionais que ajudem indivíduos e organizações a navegarem pelo mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível).
A Academia de Líderes Pati Lisboa foi desenvolvida para ajudar os gestores a elaborar um programa de capacitação, por meio de palestras, workshops, facilitações, jornadas de aprendizagem e gamificação, capaz de criar um ambiente favorável para o aprendizado contínuo dos colaboradores.
Vamos elevar o nível de competências de seus colaboradores?
Me Chame pra uma conversa!